segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Como ler um texto da bíblia sagrada?

O primeiro passo para conhecer a palavra de Deus que está na bíblia é ler a própria bíblia. Você tem sete chaves que abrem a “casa” da bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas “chaves” são fáceis de lembrar, pois elas estão simbolizadas em seu próprio corpo. O apocalipse, no cap. 5, fala de um livro fechado com sete selos. O visionário do apocalipse chora porque ninguém é capaz de abrir, de ler e de explicar o livro. Mas os seres vivos e os anciãos entoam um cântico a Jesus Cristo, Senhor da história, o único capaz de abrir o livro e desvendar seus mistérios. Certamente este livro é o livro da história da humanidade e nela está também a história do Povo de Deus e a nossa. E tanto a Bíblia quanto a vida devem ser lidas a partir de Jesus, Cristo e Senhor.

As sete chaves

(Adaptação da dinâmica extraída do livro O caminho de Israel, J. Saravia, Paulinas, 1993).
Com as sete chaves você encontra a palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.

Pés bem plantados na realidade.
Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida. Conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (ver Ex 3, 7-10).

Olhos bem abertos.
Um olho sobre o texto da Bíblia e outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida?
A palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.

Ouvidos atentos, em alerta. Um ouvido para escutar o clamor do povo e outro para escutar o que Deus quer falar.

Coração livre para amar.Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para converter-se.

Boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a palavra de Deus e a vida.Como posso me calar?

Cabeça para pensar.
Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia, e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.

Joelhos dobrados em oração.
Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir ajuda ao Espírito Santo para entender o “espírito” da Bíblia.
Não podemos fazer uma leitura ao pé da letra, porque a letra mata e o espírito vivifica, como adverte são Paulo (ver 2Cor 3,6).

Certamente descobriremos outras chaves, mas estas são indispensáveis.
É bom unir as chaves num chaveiro forte e firme. Este chaveiro é a família, o circulo bíblico, ou sua comunidade. A Bíblia lida em comunidade se torna mais fácil, mais proveitosa, mais agradável e um sinal da presença de Deus (ver Mt 18,20).


Regras de Ouro para ler a Bíblia

1) Leia-a todos os dias.Quando tiver vontade e quando não tiver também. É como um remédio, com ou sem vontade tomamos porque é necessário.

2) Tenha uma hora marcada para a leitura. Descobrir o melhor período do dia para você e fazer dele a sua hora com Deus.
3) Marque a duração da leitura. O ideal é que seja de 30 a 40 minutos, no mínimo, por dia.

4) Escolha um bom lugar. É bom que se leia no mesmo lugar todos os dias. Deve ser um lugar tranqüilo, silencioso que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Se, num determinado dia, não se puder fazer o trabalho na hora marcada e no lugar escolhido, não faz mal. Em qualquer lugar e em qualquer hora devemos ler. O importante é que leia todos os dias.

5) Leia com lápis ou caneta na mão. Sublinhe na sua Bíblia e anote no seu caderno as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que Deus falou ao seu coração de modo especial. Isto facilita encontrar as passagens quando precisar delas.

6) Faça tudo em espírito de oração. Quando se lê a Bíblia faz-se um diálogo com Deus; você escuta, você se sensibiliza, você chora. É um encontro entre duas pessoas que se amam. "Quando oramos falamos a Deus. Quando lemos as Sagradas Escrituras é Deus que nos fala".




Pe. Rubens Rieg


Formador do Convento SCJ

sábado, 30 de agosto de 2008

Louvado seja Deus ...

Querido amigo (a), A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja o Senhor que nos concede a graça de estarmos em comunhão através destas palavras que escrevo para você através deste site.
Louvo a Deus pelas maravilhas que tem nos proporcionado durante este ano aqui no convento sagrado coração de Jesus.
Louvo a Deus pela convivência fraterna de nossa comunidade.
Louvo a Deus pela vida de cada seminarista, pela dedicação nos estudos, nas orações, nos serviços da casa, no esporte e na pastoral.
Louvo a Deus pelos amigos e benfeitores de nossa casa, que nos ajudam com suas orações e doações.
Louvo a Deus pela celebração do mês vocacional.
A igreja celebra, reza e reflete as diversas vocações no seio de nossas comunidades. Jesus com toda sua autoridade nos chama para uma missão e nos envia com autoridade para convidar e fazer mais discípulos, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt, 28,19).
Rezamos para que o Senhor da Messe e pastor do rebanho, envie mais trabalhadores para a Messe.
Meu querido irmão (a) todos nós temos uma vocação e uma missão neste Reino de Deus. Uma das grandes responsabilidades nossa é descobrir qual é minha vocação e onde eu posso servir melhor este Reino de Deus. Quem descobre qual é sua vocação e responde o chamado de Deus na fidelidade, no amor, no compromisso com a comunidade, descobre a verdadeira felicidade.
Deixo aqui meu testemunho e a alegria de ser religioso e padre, a alegria de cada dia renovar o meu compromisso com Deus no meu batismo e depois com a consagração a vida religiosa e presbiteral. Procuro sempre testemunhar o amor de Deus presente na história da minha vida.
Reflita sobre sua vida, sobre sua história, sobre sua vocação e deixe Deus habitar na sua vida e fazer de você uma obra nova, uma pessoa nova e dê a sua resposta a Deus. Louvado seja Deus pelas vocações! Louvado seja Deus pelos vocacionados! Que o nosso bom Deus te abençoe e te guarde.


Pe. Arildo José Ferrari, scj
Ecônomo e Formador do Convento SCJ